domingo, 22 de maio de 2011

A marcação de datas produz efeitos negativos

Olhando para a previsão de fim do mundo do sábado 21 de maio, um cristão do Texas disse que muitos dos seguidores de Harold Camping que deixaram seus empregos, casas e gastaram seu dinheiro irão ser devastados espiritualmente ao ponto de provavelmente perder a fé. Como ele sabe? É porque ele teve uma experiência como essa com uma previsão de fim do mundo aproximadamente 23 anos atrás.

Ainda jovem, o autor cristão Jason Boyett e seus amigos de juventude acreditaram que seriam engolidos pelo arrebatamento de setembro de 1988, previsto pelo engenheiro da NASA Edgar Whisenant.

"Eu acho que a experiência do ‘arrebatamento’ teve um papel real na minha mentalidade cética que começou a se desenvolver."


Em seu livro "O Me of Little Faith" (Minha Pouca Fé), ele escreveu como ele buscou a fé no meio de ceticismo e dúvida. Boyett prevê que as coisas não serão diferentes para os seguidores impressionáveis de Camping.

"Você vai encontrar muita gente deixando e perdendo a sua fé," disse ele ao The Christian Post.

Boyett disse que aqueles que dispuseram muito do seu tempo e recursos para difundir esta mensagem do dia do julgamento vão se sentir traídos por seu próprio senso de fé e esperança, de uma forma que será difícil para eles continuarem a acreditar.

"As esperanças que depositam neste evento serão frustradas," disse ele.

Camping, um auto-descrito estudioso da Bíblia, tem ensinado a seus seguidores que 21 de maio de 2011, é a data do arrebatamento, quando Jesus Cristo vai voltar e levar os crentes com ele para o céu. Sua previsão é baseada em sua própria interpretação dos números decorrentes de metáforas bíblicas e eventos como o dilúvio no tempo de Noé.

O arrebatamento vai ser às seis horas, diz Camping, com um terremoto (tão grande que "todas as tumbas vão ser abertas") em cada fuso horário. Ele também acredita que o mundo será completamente destruído em 21 de outubro.

Há muitas semelhanças entre o Campismo e Whisenant.

Ambos eram engenheiros de profissão - Camping é bacharel em engenharia civil pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Ambos não foram formalmente treinados para interpretar e ensinar a Bíblia. Whisenant foi dito ser um estudante da Bíblia, mas há pouco conhecimento público sobre o seminário que, se houve, ele participou ou se formou. Camping disse de sua formação em uma entrevista: "Nos últimos 50 anos, eu fiz da Bíblia a minha universidade."

Ambos criaram uma enorme cicatriz com suas previsões. Whisenant vendeu 4,8 milhões de cópias de seu panfleto, "88 Razões Pelas Quais o arrebatamento será em 1988" e deu vários milhares de exemplares gratuitos para os pastores nos Estados Unidos. (O pastor de jovens de Boyett recebeu uma dessas cópias gratuitas e pregou uma série de sermões baseados no panfleto).

Ambos Whisenant e Camping fizeram previsões erradas. Camping indevidamente previu o retorno de Jesus em 1994. Finalmente, ambos preveram outras datas apocalípticas apesar de sua falhas iniciais. Na verdade, Whisenant continuou a fazer previsões para 1989, 1993, 1994 até 1997, quatro anos antes de morrer em 2001.

"A diferença não é a previsão em si, é a cultura que emergiu disso," observou Boyett.

A Family Radio de Camping era simplesmente uma rede de rádio sem fins lucrativos, com 65 estações nos EUA em 1958. Agora é uma organização multimilionária na era digital, onde há muitos mais pontos de venda para atingir o público.

A CNN informou que o ministério recebeu 80 milhões de dólares em contribuições entre 2005 e 2009 - 18 milhões dessas contribuições foram recebidas só em 2009.

A Family Radio tem usado as suas finanças para anunciar a previsão de 21 de maio em todo o mundo, com cartazes, anúncios em bancos de praça, e quatro ônibus da caravana passando pelos 50 estados.

Os esforços da rede têm atraído um grupo restrito de pessoas dedicadas que acreditam na previsão e abandonaram tudo e todos para participar da campanha da Family Radio.

Abby Haddard-Carson disse ao New York Times que ela largou o emprego como enfermeira de Maryland há quase dois anos com "o som da trombeta" junto com o marido Robert e três filhos adolescentes Joseph, Faith e Grace Haddard. Carson também teria parado de pagar o fundo do colégio dos filhos e seus recursos direcionados ao arrebatamento.

Haddard e seu marido acreditam na previsão de 21 de maio de Camping. Seus filhos não têm tanta certeza.

Grace, 16, disse ao jornal: "Minha mãe me disse diretamente que eu não vou entrar no céu. No início foi muito frustrante, mas é o que ela realmente acredita."

Adrienne Martins, e seu marido, Joel, que abandonaram seus empregos e se mudaram para uma casa alugada em Orlando, onde eles distribuíram panfletos. O casal disse ao programa da rádio que estão gastando o último de suas economias.

"Nós orçamos tudo para que, em 21 de maio, não tenhamos deixado nada," disse Adrienne.

Boyett disse que essas pessoas e suas famílias são vítimas.

"É fácil para nós sentarmos aqui e zombarmos de Harold Camping ... ele vai passar por isso," disse ele. "Mas o que nós temos que lembrar é que ele tem um monte de gente cuja vida e fé serão devastadas."

Ele continuou: "Como resultado, muitos deles perderam dinheiro, muitos deles que deixaram seus postos de trabalho estarão em uma situação difícil."

Assim como ele, Boyett supõe que as crianças cujos pais tomaram decisões com base na previsão cresçam pensando: "Eu não posso confiar no que meus pais me dizem, no que o pregador me diz e no que a Bíblia me diz."

Além disso, a previsão de Camping provavelmente vai alimentar percepções negativas sobre os cristãos.

"O que Harold Camping faz é dar às pessoas do lado de fora munição para dizer: 'Este homem é um doido; ele é um cristão. Cristãos são doidos. Se você é cristão, por que eu deveria ouvir o que você está dizendo'", lamentou.

Boyett alertou os cristãos, "Meu conselho seria que sempre quando você colocar muita fé em um ser humano, você vai se decepcionar."

Ele também espera que aqueles que ficaram desapontados por Camping percebam que "o que Harold Camping disse e ensinou não é a essência do Cristianismo."


NOTA MINUTO PROFÉTICO: "Quanto mais frequentemente se marcar um tempo definido para o segundo advento, e mais amplamente for ele ensinado, tanto mais se satisfazem os propósitos de Satanás. Depois que se passa o tempo, ele provoca o ridículo e o desdém aos seus defensores... Os que persistem neste erro, fixarão finalmente uma data para a vinda de Cristo num futuro demasiado longínquo. Serão levados, assim, a descansar em falsa segurança, e muitos se desenganarão tarde demais". O Grande Conflito, p. 457.
Sobre o arrebatamento recomendo o livro "Ninguém será deixado para trás".

Nenhum comentário:

Postar um comentário