sábado, 16 de abril de 2011

A ESPERANÇA DA VOLTA DE JESUS – BENDITA ESPERANÇA

Texto: João 14:1-3

INTRODUÇÃO
Deus fez tudo perfeito, colocou o homem no jardim do Éden e lhe ofereceu uma vida plena e feliz! Um dia porém, o ser humano escolheu pecar, comeu do fruto proibido e o mal se espalhou por toda a humanidade. O pecado trouxe dor, sofrimento, separação de Deus e finalmente a morte. (Romanos 6:23)
Foi para resgatar o homem que Jesus veio a este mundo e morreu naquela rude cruz. Ele pagou o alto preço do pecado e com Seu sangue devolveu ao homem o direito de viver eternamente no Reino dos Céus.

PRIMEIRA VINDA
“Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou Seu único filho, para salvar a humanidade” (João 3:16). Havia somente uma forma de resgatar a você e a mim, e era através da morte de Jesus Cristo na cruz. Ele se tornou um de nós, nasceu neste mundo tenebroso com uma missão especial de pagar o preço do resgate. Depois de viver e ensinar por 33 anos, chegou a hora de se entregar para cumprir o plano da salvação. Ele foi traído por Seus amigos, preso, julgado injustamente e finalmente condenado à morte, e que morte terrível! Colocaram uma coroa de espinhos em Sua cabeça, rasgaram Suas roupas, bateram, cuspiram em Seu rosto. Quanta dor!
Colocaram a cruz de outro homem sobre Ele, e em seguida iniciou-se uma caminhada rumo ao monte do Calvário. Essa foi a caminhada da dor, do conflito, mas, também a caminhada da vitória, da vida e do resgate! Lá no Calvário, Jesus abre os braços, e, ao dar o último suspiro, se entrega para nos salvar. Foi numa sexta-feira, pouco antes do pôr-do-sol, que Ele cumpriu a missão e disse finalmente: “ESTÁ CONSUMADO!” A porta se abriu, o preço foi pago, o resgate efetuado, a salvação chegou! Ao terceiro dia, Jesus ressuscitou e dias depois retornou ao céu. Enquanto subia, fez a bendita promessa relatada em (Atos 1:9-11 e João 14:1-3)

SEGUNDA VINDA – NOSSA ESPERANÇA
“Não se turbe o vosso coração… Virei outra vez!” Com estas palavras Cristo plantou a bendita esperança na vida de milhares e milhões de pessoas em todo mundo! Quando Jesus ascendeu aos céus, deixou um vazio e muita saudade na vida dos apóstolos e de toda a humanidade.
Todo tipo de separação é ruim, traz saudades e dor. Lembro-me do dia em que eu saí da casa de meus pais, para ser missionário em outra cidade, foi um dia muito triste. Saí chorando, meus pais ficaram chorando e nos próximos meses, eu chorava quase todas as noites. A maior alegria se deu quando eu voltei à casa dos meus pais para fazer a primeira visita. Os discípulos estavam tristes com a partida de Jesus para os céus, havia medo e insegurança.
Dentro desse contexto Jesus confirmou a promessa ao dizer:
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:1-3).
Amigo, Jesus vai voltar! É preciso se preparar pois esse grande dia está muito próximo!

SINAIS DE ESPERANÇA
Jesus falou ainda sobre os sinais de Sua volta. No livro de Mateus, capítulo 24, encontramos alguns desses sinais:
No verso 3, os discípulos perguntam:
“Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.”
A resposta de Jesus vem no verso 4: “Vede que ninguém vos engane.”
No verso 5 está escrito: “Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.”
Jesus, então chama atenção para uma série de acontecimentos no verso 6:

• E ouvireis falar de guerras.

• De rumores de guerras.

• Vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.

O verso 7 afirma:

• Porquanto se levantará nação contra nação.

• Reino contra reino.

• Haverá fome.

• Terremotos em vários lugares.

E no verso 8, encontramos uma surpreendente afirmação: “Porém tudo isto é o princípio das dores.”
No entanto, é no verso 12, que encontramos uma afirmação profética que mexe com o coração da gente: “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.”
Porém, Jesus faz uma advertência, seguida de uma promessa, no verso 13: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.”
Depois de tantas profecias destacando as tragédias, vemos no verso 14, uma mensagem positiva, que é considerada como o principal sinal da volta de Jesus:
“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” Neste momento, enquanto você ouve esta mensagem, a profecia de Mateus 24:14 está se cumprindo! Amém?
Encontramos profecias relacionadas ao mundo social, natural e religioso. Todos os sinais da breve volta de Jesus, já se cumpriram, ou estão se cumprindo, atualmente! Isso significa que Jesus está muito próximo, às portas! Assim como diz em Hebreus 10:37: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, Aquele que vem virá e não tardará.”

COMO SERÁ A VOLTA DE NOSSO SENHOR JESUS?
Em breve, Deus chamará Jesus e dirá: “Filho, chegou a hora, vá buscar meus filhos, aqueles por quem Você morreu!” Jesus, então sairá do santuário, e marchando sobre as nuvens virá com poder e muita glória para nos buscar! O céu irá escurecer, as nuvens se chocarão uma nas outras e haverá relâmpagos, vozes e trovões. Para os que não se prepararam para este glorioso dia, parece que uma tempestade está se formando, mas não haverá chuva. Os cristãos olharão para o céu e verão uma nuvem branca do tamanho da metade da mão de um homem. (Apocalipse 14:14)
Em I Tessalonicenses 4:16 e 17 lemos que: essa nuvem se aproximará da terra, crescerá e perceberemos que é uma nuvem formada por anjos. Milhões e milhões de anjos virão com Cristo, tocando trombetas, e se ouvirá uma música como nunca se ouviu antes. A terra tremerá, haverá um forte terremoto, sob a ordem de Jesus as sepulturas se abrirão e os mortos em Cristo, ressuscitarão primeiro. Será um momento extraordinário, filhos reencontrarão os pais, famílias se abraçarão, amigos separados pela morte estarão para sempre juntos!
Será um espetáculo do poder de Deus! Todos os que se prepararam e O aguardaram serão levados para encontrar com Ele nos ares e assim viverão enternamente com o Senhor! O trajeto rumo ao céu será uma viagem intergaláctica dos sonhos, a melhor e maior de todos os tempos! Se eu e você nos prepararmos, desfrutaremos da fantástica travessia pela atmosfera, pela lua, pelo sol e pelas estrelas, depois de todos os astros, chegaremos no terceiro céu, onde está o paraíso de Deus! Amém, glórias a Deus para todo o sempre!
Este mundo ficará vazio e escuro, Satanas estará preso aqui, tudo estará destruído. Em Apocalipse 20 e Jeremias 4:23-26 lemos que: “a Terra ficará sem nenhum ser humano por mil anos. Enquanto isso o povo de Deus estará no céu, vivendo e reinando com Cristo”. Mateus 25:31 a 34 e 41 diz que “ao término dos mil anos, haverá o juízo de execução, Jesus dará as boas vindas aos salvos e a condenação eterna dos que não aceitaram a maravilhosa salvação”. E finalmente em Apocalipse 21:1-5 e II Pedro 3:10-13 lemos que : “Assim, Deus fará um novo céu e uma nova Terra, onde habitará a justiça! “

RECAPITULAÇÃO

COMO SERÁ A VOLTA DE JESUS?
Segundo a Bíblia, Jesus voltará da seguinte maneira:
1. “Todo olho O verá” (Apocalipse 1:7).
2. Será visível.
3. Será real.
4. Com todos os milhões de anjos.
5. Marchando sobre as nuvens.
6. Não pisará na terra.
7. “Ficará nas nuvens” “I Tess. 4:16 e 17”.
8. “Ele virá com poder e muita glória” (Mateus 24:30 e 31”.

O QUE ACONTECERÁ?
1. Virá buscar os Seus filhos.
2. Os justos mortos ressucitarão incorruptíveis.
3. “Os vivos justos serao transformados, sem ver a morte” (I Coríntios 15:50 a 53).
4. “Os ímpios vivos pedirão a morte e morrerão” (Apocalipse 14:6-7).
5. “Os ímpios mortos, continuarão mortos por mais 1000 anos”(Apocalipse 20).
6. “Inimigo será preso por mil anos” (Apocalipse 20).
7. “A terra ficará vazia e escura durante o milênio” (Jeremias 4:23 a 27).
8. Povo de Deus reinará com Cristo no céu, participará do juizo final dos ímpios.

O QUE ACONTECERÁ APÓS OS MIL ANOS?
1. Jesus voltará a esta terra novamente.
2. Decerá do céu a nova Jerusalém, a cidade santa.
3. O povo de Deus descerá dentro da santa cidade.
4. A terra será iluminada novamente.
5. Os ímpios ressuscitarão para receber a recompensa final, segundo as suas obras.
6. Inimigo será solto por pouco tempo.
7. Ocorrerá a última fase do juízo final.
8. Os ímpios verão os momentos de oportunidades que Deus lhes concedeu e infelizmente rejeitaram.
9. Todo joelho se dobrará diante de Jesus.
10. “Jesus Cristo dará as boas vindas aos justos” (Mateus 25:34).
11. “Dará a sentença final aos ímpios”(Mateus 25:41).
12. Será um momento dramático, os ímpios, movidos pelo inimigo, tentarão invadir a cidade santa, mas, decerá fogo do céu para consumí-los.
13. Esse fogo purificará a terra, o mal será destruído para sempre, nunca mais haverá pecado, nem o mal se levantará por duas vezes.
14. O caráter de Deus estará vindicado, todo o universo proclamará que Deus é amor!
15. Deus fará tudo novo de novo, enfim teremos um novo céu e uma nova terra, para sempre.

APELO
Depois de ouvir tudo isso, uma pergunta se torna inevitável, o que se deve fazer, como proceder para ter a vida eterna?
Veja alguns passos:
1. Estudar a Bíblia todos os dias.
2. Viver uma vida de oração.
3. Aceitar Jesus como Salvador e Senhor.
4. Obedecer aos Dez Mandamentos.
5. Nascer de novo, da água e do Espírito.
6. Testemunhar acerca de Jesus, como um verdadeiro evangelista.
7. Permanecer fiel até o fim, pela graça de Deus.

Você deseja aceitar o plano de Deus para sua vida?
Quer iniciar um estudo bíblico? Deseja fazer parte de um Pequeno Grupo de estudos bíblicos? Quer nascer de novo?
“Venha, abra o coração e deixe Jesus entrar em sua vida” (Apocalipse 3:20).
Não esqueça que, para morar no novo céu e na nova terra é preciso se tornar uma nova criatura!

Pastor Luís Gonçalves – Evangelismo Integrado DSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário