terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os 8 Remédios Naturais

Os oito “remédios naturais” são um conjunto de hábitos os quais, se adotados no estilo de vida, nos ajudarão a evitar praticamente qualquer doença e a controlar a massa corporal. O que segue abaixo, não é uma prescrição profissional. São dicas a serem seguidas sob a análise de pessoas aptas a aconselhar. Mas vale ressaltar que muitos profissionais da saúde não são adeptos destes conselhos. Porém este desacordo é insignificante para apagar o sucesso daqueles que adotam tal estilo de vida e o prejuízo dos que não o fazem.
O universo natural que nos rodeia ou está em nós é a fonte do que mais nos pode proporcionar saúde: água, alimentação, ar puro, exercícios físicos, luz solar, repouso, abstinência e confiança em Deus.

Os “Oito Remédios Naturais” e Algumas Dicas Sobre Como Usá-los

A Água
Como saber que a água no organismo está em boa quantidade? Quando a urina está da cor da água que se bebe - branquinha. Entretanto, a água deve ser tomada corretamente.
Tome um copo de água, logo que acordar.
Passados 15 minutos, tome outro copo com água.
Não tome mais água, por meia hora, então tome o desjejum
Depois do desjejum, não tome água por duas horas.
Após duas horas, passe a tomar um copo d’água (100 a 150 ml) de 20 em 20 minutos, por duas horas e meia.
Passe meia hora sem tomar água
Almoce
Passe duas horas sem tomar água
Tome um copo com água de 20 em 20 minutos, por 2 horas e meia.
Passe meia hora sem tomar água
Jante
Passe duas horas sem tomar água
Tome um copo com água de 20 em 20 minutos, por 2 horas e meia.
Passe meia hora sem tomar água
Durma
Não tome líquido durante as refeições. Mastigue e salive bem.

A Boa Alimentação
Evite alimentos cárneos e/ou de origem animal, mas substitua as propriedades que a carne ofereceria a você, usando soja, e outras fontes de proteínas. Nenhum outro alimento é como a carne: possui todas as proteínas. Entretanto é possível encontrar todas as proteínas buscando-as em alimentos variados. Você pode ir até uma loja de produtos naturais e pedir uma tabelinha nutritiva e de combinação de alimentos.
Coma o máximo possível de alimentos vegetais crus.
Pela manhã, alimente-se mais de cereais (sem açúcar) do que de massa. Procure comer banana com aveia, granola, sucrilhos, etc. Lembre-se: leite com açúcar é um veneno!
Evite doces, chocolate, muita massa, etc.
No almoço, coma primeiro bastante salada crua, procurando variar as cores da salada (amarelo, verde, vermelho, etc), antes de comer a parte cozida da refeição. Evite frituras e também muita variedade de misturas. Lembre-se: precisamos apenas de um terço do que comemos. Portanto, levante-se da mesa com a sensação de que poderia comer outro tanto. Perceba que, a maior parte das doenças gastro-intestinais têm que ver com o excesso e não com a escassez de algum alimento.
Procure não jantar refeição parecida com o almoço: comidas cozidas, de panela. Tome apenas um lanchinho.
Você pode seguir a seguinte seqüência. Pela manhã, coma como um rei, no almoço, coma como um súdito, e no jantar coma como um escravo.
Ah, nunca tome suas refeições assistindo a TV. É melhor tomar as refeições perto de outras pessoas, sociabilizando-se.
Mastigue pelo menos 20 vezes, cada bocada.
Tome apenas três refeições ao dia. Entre as refeições, apenas água (conforme plano descrito no item anterior).
Sobremesa, esqueça.
Tenha a hora certa, diariamente, para tomar suas refeições.

Ar Puro
Respire com o diafragma. Nós somos habituados a respirar errado. Observe sua barriga, enquanto você respira. Quando você enche o pulmão de ar, murcha a barriga. Quando esvazia o pulmão, solta a barriga. Está errado! Agora observe um bebê. Quando ele infla os pulmõezinhos ele estufa a barriguinha. Quando o ar sai da barriga do recém nascido, sua barriga se recolhe. Isto é o correto! Faça exercícios de respiração e aprenda a respirar assim. Procure sempre ar puro!

O Exercício Físico
Procure orientação sobre que exercícios físicos seriam melhores pra você. Mas uma boa dica são os exercícios na água. Faça exercícios físicos diariamente. Não faça de conta. Queime! Enquanto se exercita, respire corretamente. Não faça exercícios em lugares poluídos! Tenha a hora certa para fazer seus exercícios físicos. Mas o ideal é pela manhã. Porque quando fazemos exercícios, aceleramos o nosso metabolismo por 15 horas.

A Luz Solar
Tome sol todos os dias. Nos horários em que a irradiação está fraca. Não tome sol em horas quentes do dia.

A Abstinência
Evite tudo o que você sabe que é prejudicial. Mas, em especial, evite a carne, o álcool, os refrigerantes e sucos doces, os doces e chocolates, as frituras, o cigarro, o café, os chá fortes (mate, chimarrão, etc.). Nunca coma nada em excesso. O equilíbrio é a maior virtude da busca pela saúde.
Eduque o seu paladar a apreciar as coisas simples. Por exemplo, a conseguir gostar do doce natural das frutas, etc. Portanto, evite estimulantes ao sabor, temperos fortes (doces e salgados), etc.

O Repouso
Cada hora dormida antes da meia noite equivale a duas horas depois da meia noite. Durma cedo e acorde cedo. Um máximo de oito horas por dia. Um mínimo de sete horas por dia. Tenha o mesmo horário certo diariamente para dormir e para acordar. Não durma de barriga cheia. Durma as oito horas diárias de uma vez. Evite dormir à noite.

A Confiança em Deus
Nosso corpo é uma unidade indivisível: física, mental e espiritual. A maior parte dos médicos erra em cuidar apenas do corpo do paciente, como se fosse uma máquina. Corpo e mente somam uma interação totalmente interdependente. Isto explica o porquê de as doenças serem psicossomáticas. Pessoas emocionalmente em crise têm as suas funções biológicas também alteradas.
A maior das fontes para a resolução dos problemas emocionais é Deus. Estar em paz espiritualmente traz o equilíbrio da autoconfiança.
Leia a bíblia diariamente. Numa hora específica, a sós, medite num texto bíblico. A bíblia é o pão espiritual.
Ore. Orar é abrir o coração a Deus como a um amigo. Mas procure não orar somente por você mesmo. Ore bastante por outros também. Tenha aqueles momentos a sós, de oração demorada, mas também, em tudo o que estiver fazendo, esteja em espírito de oração, como se Deus estivesse fisicamente ao seu lado. Fique conversando em pensamento com Ele.
Tenha sempre um cântico de louvor no coração. Procure estar sempre ouvindo músicas que lhe façam aproximar do céu. Cante!!!
Testemunhe. Procure sempre estar ajudando os outros a verem a Jesus. Fale de Deus para as pessoas.
Amiga, este tema – os oito remédios naturais – é incomparavelmente mais amplo, complexo e profundo. Muitos são os pesquisadores e autores que colaboram com tal ensino. Sobre este assunto, você deve estudar mais. Aqui está apenas uma pequena síntese que apresenta alguns pontos relevantes. Segue uma pequena lista bibliográfica sugestiva.

Bibliografia Sugestiva
Todos os livros abaixo podem ser adquiridos junto à Casa Publicadora Brasileira – http://www.cpb.com.br/ ou 0800 990606.

Conselhos Sobre Regime Alimentar - Ellen G White
Como efetuar uma reforma de saúde de forma completa, sem traumas.

Conselhos Sobre Saúde - Ellen G White
descubra como conservar sua saúde sempre em dia.

A Ciência Do Bom Viver - Ellen G White
Conheça leis de saúde, seus requisitos e remédios para diversos problemas.

Saúde, Um Novo Estilo De Vida - Sang Lee

A Cura E A Saúde Pelos Alimento - ERNST SCHNEIDER

Medicina e Salvação - Ellen G White
O que há de verdadeiramente científico nas causas e no tratamento das enfermidades.

Mente Caráter e Personalidade - Ellen G White
Conselhos práticos referentes ao relacionamento entre as pessoas em nossa sociedade.

Temperança - Ellen G White
Conheça os vários aspectos da temperança, não somente na alimentação.

Vida Dinámica - Aillen Ludington , Hans Diehl
Descubra como assumir o controle de sua saúde através de um estilo de vida mais saudável.

Viva Mais Leve - Helnio J. Nogueira
Emagreça sem tortura, com uma mudança saudável de hábitos.

Os Campeões São Vegetarianos - M. Charlotte Holmes
Vegetarianismo em alta? Descubra o por quê.

Remédios de Deus - Francisco Lemos , Zinaldo A. Santos
Conheça os verdadeiros remédios que a natureza nos fornece de graça.

Sete Dias Para Começar a Viver - Elias Oliveira Lima
Viva melhor, mudando seu estilo de vida em apenas sete dias.

Pessoalmente, sou testemunha da eficácia deste estilo de vida, por praticá-lo. Não sou perfeito e, por vezes, falho. Mas este é o meu princípio – o meu rumo, a minha meta, a minha luta diária – o qual deve ser sempre crescente.
O importante é sempre estar crescendo, melhorando, e aprendendo. A reforma de saúde deve ser feita com equilíbrio. Nunca devemos ser extremistas. O radicalismo deve ser evitado. Se o seu estilo de vida está muito distante do descrito acima, vá com calma, mudando seus hábitos aos poucos. Uma mudança brusca poderá trazer problemas. Estas dicas não servem para um tratamento passageiro, mas sim, para um estilo de vida. O resultado é lento porém duradouro.

Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma – III João 2.

Continue sendo um estudioso da Palavra de Deus.

Seu irmão em Cristo, Valdeci Júnior.

Fonte original Na Sala do Pastor. Editado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário