segunda-feira, 20 de julho de 2009

Corrente Sanguínea - Uma Corrente do Bem

Todos nós somos elos. Elos que se unem para formar uma corrente chamada vida. Como elos, somos responsáveis por manter esta corrente unida e, para isso, precisamos nos preocupar com os outros elos também.

Alguns elos, por acidente ou doença, vão precisar mais dos outros e os demais elos, conscientes de seu papel nesta corrente, os ajudam. Alguns porque são solidários, outros por egoísmo mesmo: ajudarei hoje para garantir que me ajudarão se eu precisar.

E perguntam alguns elos: mas como posso ajudar? Doando roupas? Doando comida? Sim, doar é a palavra chave! E existe uma doação especial: A Doação de Sangue.

Doar sangue não dói, não nos oferece risco, não vai nos fazer falta. Doar sangue é algo que só vai ajudar. Doe porque você é solidário! Doe porque você é egoísta! Mas doe!

Se não puder doar, espalhe a idéia e convide seus parentes e amigos para entrarem na Corrente Sanguínea e serem também doadores.

Entre com tudo na Corrente Sanguínea!


O que é preciso para doar:

Não estar usando medicamentos;
Pesar acima de 50 quilos;
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
Não realizar exercícios físicos antes da doação;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
Não ter coloca piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
Evitar fumar 2 horas antes da doação;
Alimentar-se bem antes da doação, se for pela manhã, com leite de soja ou desnatado, sucos, frutas, café, chá, pão com geléia de frutas. Não ingerir leite e seus derivados (manteiga, margarina, queijo, iogurte) ou alimentos gordurosos até três horas antes da doação.
Para doação à tarde, alimente-se com carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão, não ingerindo alimentos gordurosos (frituras, ovos, massas, maionese, sorvete, chocolate, etc).

Quem não pode doar:
· Portadores de doenças infecto-contagiosas (Sífilis, AIDS, Chagas, malária, hepatite B ou C);
· Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV (AIDS);
· Pessoas com múltiplos(as) parceiros(as) sexuais;
· Pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses;
· Usuários de drogas injetáveis;
· Mulheres: grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos 03 meses.

O intervalo mínimo:
O intervalo mínimo entre as doações para mulher é de 90 dias, no máximo 3 vezes ao ano e para o homem é de 60 dias, no máximo 4 vezes ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário