segunda-feira, 15 de junho de 2009

Graça

Graça é um termo comum ao vocabulário cristão, normalmente reconhecemos a graça com um favor imerecido, mas quando a encaramos biblicamente, a graça pode assumir os mais variados aspectos.

O livro de Provérbios apresenta a graça como sendo algo que revela beleza ou atrativos, um exemplo é a beleza de caráter revelada por filhos obedientes aos pais, que são apresentados como “Diadema de graça” (Provérbios 1:8).

O termo graça também é aplicada as palavras de bondade, palavras amáveis e de bom gosto. Revela ainda a beleza da linguagem, como nas palavras de Jesus aos seus ouvintes; maravilhosas “palavras de graça” (Lucas 4:22).

Um outro aspecto é a graça como boa vontade ou como um favor; e esse, é sem dúvidas, o aspecto mais conhecido do termo. Podemos ver o exemplo de José no Egito, que por intermédio divino alcançou graça e sabedoria perante o Faraó, ou ainda o exemplo dos apóstolos que logo após o pentecostes pregavam e louvavam e alcançavam graça daqueles que o ouviam (Atos 2:47).

Graça é de fato, um dom divino, e o maior exemplo da graça na vida cotidiana é sem dúvida Cristo, que “crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre Ele” (Lucas 2:40).

Ora, como podemos perceber a graça possui significados de boa vontade, favor, beleza, dom, presente e bondade. Todos os significados apresentam características do caráter divino, e o maior significado é sem dúvida o relacionamento de graça entre Deus e o homem, onde vemos o amor transformador que salva os pecadores.

A graça divina vem cheia de boa vontade de Deus para salvar, misericórdia e poder transformador de Jesus Cristo. Paulo identifica a graça divina como sendo “o poder de Deus para a salvação” (Romanos 1:16).

E é esse poder que dá significado as nossas vidas, a Graça não é vazia ou sem sentido, ela produz resultados para a salvação, para a nossa salvação.

Louvado seja nosso Deus pela sua graça salvadora.

Publicado originalmente em Cristão Colaborativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário