quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia da Mentira

O dia 1 de abril é uma data tradicionalmente associada a enganos e mentira, um pouco por todo o mundo, embora não seja um feriado oficial por este motivo.

O título que lhe é dado difere entre expressões como dia dos loucos (EUA), engano de abril (Espanha), dia dos bobos (Brasil), peixe de abril (França), etc.. Em Portugal, é conhecido como dia da mentira.

Não é totalmente certa a origem desta ocasião e da associação que se lhe faz. Os dados disponíveis mais concretos podem ser encontrados aqui. Normalmente, na passagem deste dia, tanto indivíduos como até mesmo orgãos de comunicação social arranjam um fato supostamente verosímel para fazer passar por verdade. O dia seguinte é usado para desmentir os casos falsos.

Esta data, completamente trivial, faz-me lembrar de um grande mentiroso, o mais famoso de todos, que desde há muito tempo faz da mentira o seu estilo de vida.

A Bíblia denuncia-o nos seguintes termos: 'vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira' (João 8:44).

O diabo, noutras passagem identificado como Satanás, o anjo caído (Apocalipse 12:9), ou o inimigo (Mateus 13:39), entre outros, é, por excelência e conceito, o autor, promotor e agente da mentira.

No entanto, não quero com isto dizer que o dia 1 de abril lhe é dedicado, nem tampouco invoque qualquer espécie de adoração, pois não é de todo isso que a história sugere.

Mas, se existe um autor da mentira, será que existe também um autor, alguém que personifique a verdade? A resposta é: 'disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida...' (João 14:6). Na sua mais famosa oração, Jesus reafirmou que tudo que vem de Deus é a verdade, quando disse: '... a Tua palavra é a verdade' (João 17:17).

Tem toda a lógica: se Satanás, o inimigo de Deus é o pai da mentira, Jesus, como Filho de Deus e um com o Pai, é a Verdade.

Poderemos achar injusto que a mentira tenha um dia marcado no ano e a Verdade não tenha. Mas, não é esse o caso, pois a Verdade tem 52 dias especiais no ano!

Vejamos: 'porque o Filho do homem (n.d.r.: Jesus) até do Sábado é Senhor'. Logo, cada Sábado é o dia da Verdade!

Fonte: Blog Tempo Final
(http://otempofinal.blogspot.com/2009/04/dia-da-mentira.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário